A desembargadora e os juízes Adriana Ramos de Mello, Juliana Cardoso (diretora de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ), Rosana Albuquerque (2ª secretária da Associação) e Almir Carvalho participaram, nesta quinta-feira (29), da inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) na sede da 71ª Delegacia de Polícia (DP), em Itaboraí (município na Região Metropolitana).
No Niam, as vítimas de violência terão acesso a atendimento especializado em situações de fragilidade e vulnerabilidade. Os profissionais do Núcleo foram capacitados pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM).
Para a juíza Juliana Cardoso, a iniciativa é uma importante “ferramenta de acesso à Justiça para mulheres em situação de violência, por contar com atendimento específico e humanizado”.
Para garantir mais conforto e assistência às vítimas, o local possui uma brinquedoteca, por haver mulheres que buscam ajuda acompanhadas dos filhos.
Participaram do evento delegados da Polícia Civil e autoridades da Prefeitura de Itaboraí.
Em fevereiro de 2021, o então presidente da AMAERJ, juiz Felipe Gonçalves, e Juliana Cardoso se reuniram com delegados das Polícia Civil e autoridades da Prefeitura de Itaboraí para debater a criação do Naim.
A iniciativa, que pretende se espalhar pelas regiões e cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, integra a parceria entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Prefeitura de Itaboraí.