O segundo encontro do projeto “Velhos são os outros”, organizado pela Mútua dos Magistrados e pela AMAERJ, reuniu cerca de 40 desembargadores, juízes e pensionistas, nesta terça-feira (14). A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, participou do evento, que contou com a presença da médica Margareth Dalcolmo.
Estiveram presentes os desembargadores Ricardo Couto, presidente da Mútua; Miguel Pachá, presidente do TJ-RJ no biênio 2003-2004; Roberto Felinto, diretor de Aposentados da AMAERJ; Eunice Caldas, presidente da Associação Beneficente dos Amigos do TJ-RJ (Abaterj); Ademir Pimentel, presidente da Cooperativa de Crédito dos Magistrados (Magicredi); Andréa Pachá, idealizadora do projeto; e Wagner Cinelli, diretor Cultural da AMAERJ; e o juiz Antonio Aurélio Abi Ramia, 2º vice-presidente da AMAERJ.
Na abertura do encontro, a presidente Eunice Haddad falou sobre a importância da iniciativa e ressaltou o compromisso da Associação com os aposentados. “Para a AMAERJ, é muito importante esse convívio com todos e poder proporcionar isso a vocês. Para nós, também é um grande aprendizado de preparação da nova fase da vida, que a gente cessa as atividades profissionais e começa um novo ciclo”, disse.
Ao discursar, o desembargador Ricardo Couto destacou o projeto. “Estamos exatamente com a ideia de troca de ideias. Vocês todos que estão aqui têm muito a oferecer para nós, e nós queremos oferecer o melhor a todos que estão aqui presentes. Vamos investir muito no projeto. Tanto Mútua quanto AMAERJ estão aqui com vocês para tudo.”
A desembargadora Andréa Pachá deseja que os aposentados compareçam aos encontros quinzenais e usem as reuniões como espaço de encontro e confraternização.
A palestra deste segundo encontro foi feita pela médica Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, membro da Academia Nacional de Medicina (ANM) e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Ela falou sobre envelhecimento e autonomia.
A profissional contou aos magistrados os dados estatísticos e estudos mais atuais sobre as melhores formas de cuidar da saúde. Margareth Dalcolmo relatou diversos casos e experiências que acumulou ao longo de sua carreira.
Velhos são os outros
A iniciativa nasceu com o intuito de incentivar o convívio social, por meio da promoção de encontros quinzenais, realizados às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. Nas reuniões são debatidos temas contemporâneos e de interesse dos associados.
Os encontros acontecem no Salão dos Magistrados, na entrada da Biblioteca, no térreo da Lâmina 3 do Fórum Central. Em 28 de maio, a escritora Bianca Ramoneda apresentará um trabalho realizado por ela sobre a poesia de Manoel de Barros.
Leia também: Magistrados e pensionistas participam do 2º encontro do projeto ‘Velhos são os outros’
Debate na EMERJ tratará da Justiça Multiportas na administração pública
Cúpula reúne no TJ-RJ presidentes das Supremas Cortes dos países do G20