Apesar de proibida, a farra do boi ainda acontece às escondidas no Brasil. A prática nefasta será tema de webinar organizado, na quarta-feira (21), pelo Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
A farra do boi é um ritual típico em Santa Catarina. A prática consiste em soltar o animal em um local aberto para que ele corra atrás de pessoas. Durante a ação, o animal é ferido, provocado e torturado, o que resulta – na maioria das vezes – em seu sacrifício.
O webinar será aberto pelos desembargadores Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ, e Cláudio Brandão, presidente do Fórum Permanente. Haverá palestras da juíza Rosana Navega; da professora de Direito Lúcia Frota de Aguiar, da Universidade Estácio; do policial militar Fernando Conde, de Santa Catarina; do ator Miguel Falabella; e da jornalista Janine de Abreu.
O debate virtual “Farra do Boi: o descumprimento da decisão do STF” acontecerá das 17h às 19h, com transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui.
Leia também: Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos 2021 abre inscrições em maio
Luis Felipe Salomão e Elton Leme participarão de webinar da FGV
Magistrados manifestam apoio à campanha da AMAERJ e parceiros