EMERJ | 03 de outubro de 2024 15:59

Magistrados e cardeal debatem Direito Romano e Direito Canônico

Foto: EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última segunda-feira (30), o “1º Seminário de Direito Romano e Direito Canônico: um diálogo histórico”. O evento contou com a presença de magistrados e do cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Participaram do encontro os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ; Cláudio Dell’Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola; Carlos Gustavo Direito, presidente do Fórum Permanente de História do Direito; e Roberto Guimarães, presidente em exercício do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB); e o juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato, vice-presidente do Fórum Permanente de História do Direito.

O seminário híbrido também teve palestras de professores e padres. Estiveram no evento o monsenhor José Gomes Moraes, professor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro; e o monsenhor Sérgio Costa Couto, capelão do Tribunal de Justiça (TJ-RJ).

O encontro foi organizado pelo Fórum Permanente de História do Direito da EMERJ, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), o Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico e o IMB.

Durante o seminário, o cardeal Orani Tempesta recebeu placa em reconhecimento aos seus 50 anos de sacerdócio.

Fotos: EMERJ

Assista abaixo à íntegra do evento:

Leia também: Band destaca iniciativa da AMAERJ e de magistrados do Rio para ajudar o TJ-RS
Retrato da desembargadora Cristina Gaulia será inaugurado em galeria da EMERJ
Presidente Eunice Haddad ressalta a importância da mediação em encontro do TJ na Firjan