O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, tomou posse como membro titular da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) estiveram na solenidade nesta segunda-feira (29), no Consulado Geral do Líbano no Rio, em Botafogo.
Acompanharam a cerimônia o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Cardozo; o relator da Constituinte, Bernardo Cabral; o cônsul-geral do Líbano, Alejandro Bitar; políticos e integrantes da ALB.
Ao discursar, o ministro Luis Felipe Salomão destacou a honra de compor a ALB. “Essa é uma cerimônia simples, mas que irradia muita emoção, dada a trajetória dos nossos ancestrais. Agradeço a honraria de poder integrar esse seleto grupo e agradeço também a presença de colegas do Tribunal de Justiça, que me deixam muito contente. É com uma imensa honra que participo da solenidade em que tenho o privilégio de tomar posse como membro titular desta Academia”, disse.
“Todos os meus avós paternos e maternos são árabes. Meus pais, embora já nascidos no Brasil, têm origem genuinamente árabe-libanesa, assim como eu e meus irmãos. Foi no Rio de Janeiro que vivi toda a minha infância e juventude, onde me graduei na centenária Faculdade Nacional de Direito, também foi aqui que iniciei a carreira da Magistratura, percorrendo as mais diversas comarcas do Estado. É muito significativo, portanto, a homenagem que hoje me é conferida seja por ser descendente de libaneses, seja pelo fato de que essa nobre Academia é situada no Estado do Rio de Janeiro, seja ainda pelo enorme prazer que sempre nutri pela literatura, artes e ciências”, frisou.
Leia também: Presidente da AMAERJ acompanha seminário da FGV com ministros e magistrados do Rio
Em sorteio da AMAERJ, cinco juízes são contemplados com inscrições para o Enaje 2024
Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes em 19 de agosto