O corregedor-geral da Justiça, Cláudio de Mello Tavares, e os juízes Alexandre Chini, Mônica Labuto, Afonso Henrique Barbosa e Leandro Loyola de Abreu participaram nesta semana do 75º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O evento, que começou quarta-feira (28) e terminou nesta sexta (30), buscou alternativas para aprimorar a prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais, além de promover a celeridade processual e a aproximação da Justiça com a população.
Entre os temas discutidos nesses três dias estavam: Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), Reurb (Regularização Fundiária Urbana) e o Usucapião Administrativo, Planejamento Estratégico e Gestão, Projetos de Gestão, Busca Ativa e Abrigo de Portas Abertas.
Durante o evento, os juízes do TJ-RJ Alexandre Chini e Mônica Labuto ministraram as palestras “A prevenção e a repressão contra fraudes nos Sistemas dos Juizados Especiais” e “Adoções Necessárias: Busca Ativa e Abrigo de Portas Abertas”, respectivamente.
Também participaram do ECONGE o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional de Justiça, e a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).