AMAERJ | 23 de setembro de 2025 19:10

Magistrados do Rio de Janeiro são os mais produtivos do Brasil, 60% acima da média nacional

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou o Relatório Justiça em Números 2025 (ano-base 2024), nesta terça-feira (23), em Brasília. Os magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) lideram o ranking de produtividade do Poder Judiciário brasileiro, com média de 4.128 processos baixados por magistrado no ano passado. O desempenho da Magistratura fluminense é 60% superior à média nacional (2.574).

Pela 15ª vez, os juízes do TJ-RJ são os campeões de produtividade na Justiça estadual brasileira. A performance dos magistrados do Rio de Janeiro aumentou 45% em comparação ao ano anterior (2.855).

A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, ressalta a qualidade da Magistratura do Rio.

“O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem magistrados de alta qualidade e muito dedicados. A AMAERJ parabeniza os colegas pelo trabalho de excelência na prestação jurisdicional em todo o estado, incansáveis na luta para levar a justiça para toda a população”, disse a presidente.

Reprodução/Relatório Justiça em Números 2025

Maior representatividade feminina do país

O levantamento do CNJ destacou que o TJ-RJ é a Corte Estadual com maior representação feminina nos quadros da Magistratura do Brasil. O Tribunal do Rio é integrado por 49% de magistradas.

De acordo com o Relatório Justiça em Números, o Judiciário fluminense é o único onde a maioria dos juízes de 1º grau é formada por mulheres (52,8%).

Reprodução/Relatório Justiça em Números 2025

Dados nacionais

Mesmo com a entrada de 39,4 milhões de novos processos judiciais nos tribunais em 2024, o volume de ações pendentes de julgamento caiu para 80,6 milhões no final do ano passado, uma redução de 3,5 milhões de casos (5,3%) em comparação com o ano anterior.

Em 2024, os tribunais julgaram 44,6 milhões de processos, crescimento de 28% em relação ao ano anterior. Também foram baixados 44,8 milhões de processos, maior volume da série histórica.

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, enalteceu o trabalho da Magistratura brasileira.

“Cumprimento todos os juízes que honram a toga e prestam esse serviço importantíssimo de levar justiça à população brasileira. No Brasil, existem 18.748 juízes. Se analisarmos a proporção de juízes com número de processos e o compararmos com os países da Europa, os juízes brasileiros trabalham de quatro a cinco vezes mais que a média europeia”, afirmou o ministro.

Reprodução/Relatório Justiça em Números 2025

Acesse aqui o relatório completo.

Leia também: Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli exalta trabalhos de magistrados e ações pelos direitos humanos
AMAERJ acompanha instalação da 5ª Vara das Garantias do TJ-RJ, em Campos
TJ publica escala do 2º grau no Plantão Judiciário do recesso