Foi realizada na noite de ontem (26), no Palácio São Joaquim, a acolhida oficial ao novo cardeal Orani João Tempesta. O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, o ex-presidente do TJ-RJ, José Murta Ribeiro, e o presidente do IMB, Roberto Guimarães, cumprimentaram o religioso pelo cardinalato. O evento contou com representantes dos Três Poderes e da sociedade civil.
Arcebispo da Arquidiocese do Rio desde abril de 2009, Dom Orani Tempesta foi nomeado oficialmente cardeal no último sábado (22), pelo papa Francisco, no Vaticano. Tempesta é o décimo religioso do País a receber o solidéu, o barrete e o anel das mãos do maior líder da Igreja Católica.
Dom Orani sempre acolheu muito bem os magistrados do Rio, como no jantar de confraternização oferecido pela Arquidiocese especialmente para representantes da magistratura fluminense. Na ocasião, o religioso agradeceu a todos os atos de solidariedade prestados pelos magistrados à Igreja durante o período da Jornada Mundial da Juventude.
Com 63 anos, Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj