Notícias | 06 de agosto de 2013 16:27

Magistrados de diversos estados participam de palestra sobre segurança

Magistrados de diversos estados acompanharam na tarde de ontem (5) a palestra “Mecanismos para aperfeiçoamento da segurança dos magistrados”, na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), no auditório Desembargador José Navega Cretton. Durante o encontro os participantes conheceram detalhes sobre a atuação da Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, COSEG.

A visita foi organizada pelo Presidente da Comissão, desembargador Antonio Jayme Boente, pelo juiz auxiliar da CGJ, Paulo Jangutta, e pelo Diretor-Geral da Coseg, Francisco Matias. A Amaerj convidou os 20 magistrados, que representaram os estados do Maranhão, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí e Rio de Janeiro.

O desembargador Antonio Boente, apresentou o bom resultado da Comissão, afirmando que “a Coseg é referência nos dias de hoje, tanto para Tribunais como outros segmentos. Com quatro mil câmeras em todo o estado do Rio, a Diretoria Geral de Segurança Institucional monitora todas as comarcas”. Lembrou-se do crime ocorrido em agosto de 2011 com o assassinato da Juíza Patrícia Acioli, que reprimia o crime organizado e policiais corruptos: “Não podemos nos dar ao descuido de perder outro colega, vamos pecar sempre pelo excesso”. 

site 1_desembargador boenteDesembargador Antonio Boente explica detalhes da segurança do TJ-RJ aos magistrados 

 

O diretor-geral de Segurança Institucional do TJ-RJ, Coronel Matias, alegrou-se ao ver um grande grupo de juízes interessados em segurança institucional. Ele palestrou acerca de medidas de proteção individual, noções de segurança e o aparato que o TJ-RJ disponibiliza aos magistrados para segurança. Destacou a importância do comprometimento da equipe para o desenvolvimento de um bom trabalho e a conscientização do magistrado para a mudança da cultura de segurança. “O juiz precisa ter a consciência da importância de adotar medidas de segurança. Nada adianta o TJ blindar carros oficiais se o magistrado mantém os vidros abertos”, exemplificou.

 Ao final, o grupo de juízes visitou as dependências do Centro Integrado de Segurança do Poder Judiciário, CISPJ.

 site 2_coronel_matiasCoronel Matias conscientiza magistrados da importância de adotar postura segura na vida pessoal 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da Assessoria de Imprensa da CGJ