AMAERJ | 21 de fevereiro de 2022 16:39

Magistrados celebram 30 anos de posse em sede recreativa da AMAERJ

Magistrados do 12º Concurso com familiares na Sede Campestre, em Vargem Grande | Foto: Arquivo pessoal

Há pouco mais de 30 anos, 17 bacharéis em Direito colheram o resultado do estudo intenso e foram empossados juízes no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Neste domingo (20), juízes e desembargadores do 12º Concurso da Magistratura celebraram este marco na carreira na Sede Campestre da AMAERJ, em Vargem Grande (Zona Oeste do Rio).

“Alguns de nós estão na Capital e ainda conseguimos nos encontrar. Mas outros continuaram no interior ou se aposentaram e não nos encontrávamos há anos. Aproveitamos a ocasião dos 30 anos para nos reunir. O espaço da Sede Campestre foi ideal. Vivemos momentos agradáveis”, disse a 1ª vice-presidente da Associação, Teresa de Andrade Castro Neves.

“Nossa intenção era comemorar com um churrasco em um espaço aberto, próximo da cidade, e que tivéssemos privacidade. Foi ótimo”, acrescentou a desembargadora.

Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, a desembargadora Katya Monnerat lembrou que os cônjuges dos magistrados, que também participaram do reencontro, também “são considerados nossos colegas de concurso”.

“Mando mensagem todo ano no aniversário da nossa turma. Tenho muito orgulho de todos. Somos juízes de raiz, vimos o Tribunal evoluir não só nos aspectos de informática, mas até de pessoal. Trabalhamos por amor à magistratura, com sacrifício pessoal, por vocação e dedicação absoluta”, declarou a magistrada.

Ela também destacou a relação do presidente do TJ à época, desembargador Jorge Fernando Loretti, com a turma. “Ele tinha um carinho especial conosco. Um filho dele nos disse que, no escritório dele, tinha a foto do nosso concurso. Foi marcante porque foi o que teve mais jovens e mais mulheres. Isso era inédito”, relembrou.

Novos magistrados na posse em 1991 | Foto: Arquivo pessoal

Oito dos 17 magistrados empossados em 2 de dezembro de 1991 participaram do encontro: Cláudia Pires dos Santos Ferreira, Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, Lecilia Ferreira Lemmertz, Lídia Maria Sodré de Moraes, Lúcio Durante, Nilton Ramos Dantas Santos, Regina Lúcia Passos e Tereza de Andrade Castro Neves.

Leia também: AMAERJ e Mútua abrem inscrições em aulas gratuitas de beach tennis
Tribunal de Justiça do Rio mantém suspenso prazo dos processos na comarca de Petrópolis
Ouvidoria do Tribunal distribui novos cartazes em fóruns e cartórios

12º Concurso

Ao todo, 672 candidatos se inscreveram no certame. Os novos magistrados foram empossados pelo desembargador Jorge Fernando Loretti, presidente da Corte no biênio 1991/1992.

Entre os que ingressaram nesta turma estão os desembargadores Cláudio Dell’Orto, ex-presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) e ex-presidente da AMAERJ (2006-2007 e 2012-2013); Tereza de Andrade Castro Neves, 1ª vice-presidente da Associação; Katya Monnerat, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal; e Regina Lúcia Passos, diretora de Assistência e Previdência.

Confira abaixo os magistrados aprovados no 12º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro:

Cláudia Fernandes Bartholo Franco
Cláudia Pires dos Santos Ferreira
Cláudio Luís Braga Dell’Orto
Elizabete Alves de Aguiar
Jaime Dias Pinheiro Filho
João André Jardim de Lima de Oliveira
Katya Maria de Paula Menezes Monnerat
Lecilia Ferreira Lemmertz
Lídia Maria Sodré de Moraes
Lúcio Durante
Nilton Ramos Dantas Santos
Plinio Pinto Coelho Filho
Regina Lúcia Passos
Sidney Rosa da Silva
Tereza de Andrade Castro Neves
Valéria Dacheux Nascimento
Vilma Almeida