AMAERJ | 09 de novembro de 2022 15:24

Magistrados aposentados homenageiam o presidente do TJ, Henrique Figueira

No tradicional almoço desta quarta-feira (9), os magistrados aposentados homenagearam o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e os desembargadores Marcus Faver e Roberto Felinto entregaram uma placa a Figueira. 

A presidente Eunice agradeceu a presença de todos e contou que os magistrados aposentados a procuraram para organizar uma homenagem ao desembargador Figueira.  

O ex-presidente do TJ-RJ Marcus Faver falou pelos aposentados. Ele relatou episódios vividos junto a Figueira. À época, o atual presidente era juiz auxiliar da presidência.

“Quando recebi o convite para trazer algumas palavras de agradecimento ao nosso presidente, aceitei de imediato. Porque as ligações que tenho com o desembargador Henrique são inúmeras. Tive a honra de tê-lo com juiz auxiliar, que de fato me auxiliou muito.” 

“Henrique, você é uma estrela na constelação da Justiça”, disse Faver. 

Emocionado, o presidente Figueira agradeceu a homenagem dos colegas e disse ser “sempre muito bom estarmos juntos”.

“Somos um grupo de amigos que fizemos aqui no Tribunal”, contou.

“É espetacular estar aqui junto a esta constelação de ex-presidentes. Thiago Ribas, Humberto Manes, Marcus Faver, Migue Pachá, Murta Ribeiro e Manoel Alberto. Vocês foram meus professores que de alguma forma me ensinaram, me orientaram a cuidar do Tribunal, da coisa pública, dos servidores, dos magistrados. Isto é algo que a gente traz, porque aprendemos com vocês. Estou muito feliz e só posso agradecer a esse excesso de carinho que vocês me devotaram”, disse Figueira.

A placa entregue pelos aposentados destaca a atuação do desembargador à frente do TJ-RJ nos últimos dois anos. O teor da placa é o seguinte: “Os magistrados aposentados homenageiam o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, pela dedicação, saber jurídico e companheirismo demonstrados no decorrer de sua gestão. Muito obrigado”.

O encontro contou com a presença de 35 magistrados, entre eles os ex-presidentes do Tribunal Thiago Ribas Filho (1997-1998), Humberto Manes (1999-2000), Marcus Faver (2001-2002), Miguel Pachá (2003-2004), José Carlos Schmidt Murta Ribeiro (2007-2008) e Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (2011-2012). O desembargador Ademir Paulo Pimentel, presidente da Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Magicredi-RJ), também compareceu.

Em sorteio realizado pela AMAERJ, os desembargadores aposentados Ivone Caetano, Miguel Pachá e Paulo Gustavo Horta e os juízes aposentados Magno Alves e Maria Elisa Peixoto Lubanco foram agraciados com garrafas de vinho.