As mulheres vítimas de violência que compareceram às audiências nesta segunda-feira (25) no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JDVFM) de São João de Meriti participaram do evento de conscientização sobre o Outubro Rosa. A juíza titular, Renata Medina, reuniu representantes do Sistema de Justiça e da saúde do município da Baixada Fluminense no Fórum da Comarca.
A magistrada integrante da Coem (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) disse que se inspirou no Mutirão de Violência Doméstica da Leopoldina, do qual participou, para promover a ação. “A Lei Maria da Penha diz que o Poder Judiciário tem que estar integrado à rede. Todos participaram do encontro: representantes da saúde, do município, da Defensoria e do Ministério Público”, afirmou.
Profissionais da rede de atendimento de saúde de Meriti e do Ceam (Centro Especializado Atendimento à Mulher) estiveram no encontro. As 18 vítimas que participaram das audiências no JVDFM ouviram palestra médica sobre a importância dos exames preventivos e receberam orientação para fazer o autoexame das mamas, assim como receberam encaminhamentos para exames de mamografia e ultrassonografia. Também receberam informações, em encontro com representante da Defensoria, sobre assistência jurídica e a importância da denúncia dos casos de violência.
“Elas conheceram o defensor, o promotor, o juiz, e essa aproximação é importante para que se sintam acolhidas. Elas podem contar com o serviço do Fórum, é um direito delas”, destacou a magistrada.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Leia também: ‘Meninas cidadãs’ está na final do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
Segundo número de revista da EMERJ receberá trabalhos até o dia 3
TJ-RJ abre edital de promoção para dois cargos de desembargador