A cerimônia de posse do advogado Luís Roberto Barroso no cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) será realizada na próxima quarta-feira (26/6). Ele assumirá a vaga que pertencia à Ayres Britto, que se aposentou em novembro do ano passado.
O decreto de nomeação de Luís Roberto Barroso para o STF foi assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 7 de junho, depois da aprovação de sua indicação pelo Senado Federal, no dia 5 de junho.
Barroso será o quarto ministro nomeado para o STF na gestão Dilma Rousseff, depois dos ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki. De acordo com o artigo 101 da Constituição Federal, a indicação para o cargo de ministro da Suprema Corte é de livre iniciativa do presidente da República, entre cidadãos com idade mínima de 35 anos e máxima de 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada.
Além de advogado constitucionalista, Luís Roberto Barroso é professor titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e procurador do Estado. Natural de Vassouras (RJ), o jurista é casado e tem um casal de filhos.
Fonte: Última Instância