O livro “Complementando os Registros Históricos – Uma breve contribuição à História de Bom Jesus do Itabapoana”, escrito pelo desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu (1932-2022), será lançado nesta quarta-feira (13), no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A obra vem a público após o falecimento do magistrado por iniciativa de suas filhas, Beatriz e Elizabeth.
O evento acontecerá no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, localizado no Hall da Lâmina 3, a partir das 17h.
Memorialista do Judiciário fluminense e do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Antônio Izaías exerceu a Magistratura de 1972 a 2002.
A motivação para o desembargador escrever o livro surgiu de um pedido do amigo e historiador Luciano Bastos, a fim de fosse descoberto o paradeiro de uma figura ilustre na sua cidade natal – o alferes Silva Pinto. O magistrado mergulhou na história de vida do fundador de Bom Jesus de Itabapoana (Norte Fluminense) e realizou um trabalho embasado em grandes pesquisas.
Antônio Izaías escreveu 15 livros, como “Palácios e Fóruns do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (história e iconografia)”, “O Judiciário fluminense no período republicano”, “O Judiciário Fluminense e suas comarcas capital”, “A morte de Koeler: a tragédia que abalou Petrópolis”, “A Colonização do Sudeste: a Prevalência Italiana”, “Quilombos em Petrópolis” e “Municípios e Topônimos fluminenses”.
Produziu, ainda, documentários cinematográficos, como “Ruínas de Macacu e do Convento São Boaventura” (1988), “O Quilombo de Paty do Alferes” (1988) e “O Retorno da Princesa” (2010).
Leia também: Desembargador João Ziraldo Maia se despede da Presidência do TRE-RJ
Implantação do Eproc no TJ-RJ deve começar pelos Juizados Especiais
Juiz Daniel Konder participa da entrega do Prêmio Prioridade Absoluta