O livro “O Passarinho do Contra”, escrito pelo desembargador aposentado Luis Gustavo Grandinetti, é um dos semifinalistas do tradicional Prêmio Jabuti, que elege as melhores publicações do mercado editorial brasileiro. A obra do magistrado concorre na categoria Biografia e Reportagem.
O livro é uma biografia de Mario Quintana (1906-1994). O autor mergulha na vida do poeta gaúcho, explorando sua existência e suas conquistas. A publicação busca revelar aspectos pouco conhecidos de sua vida, com base em depoimentos e documentos inéditos.
“Sempre gostei muito dos seus poemas e passei a querer entender sua personalidade e saber mais sobre a vida de Quintana. Me deparei com certas obscuridades, fatos desconhecidos ao público, que tentei desvendar: a infância doente; a vida na caserna e a atuação na revolução de 30; a solteirice, os amores platônicos e verdadeiros; as críticas ácidas dos críticos literários; os meandros das três derrotas na Academia Brasileira de Letras; e o seu reconhecimento”, disse Gustavo Grandinetti, que já considera um prêmio a indicação ao Jabuti.
Ao todo, 4.530 obras foram inscritas nesta edição. Os finalistas serão conhecidos no dia 7 de outubro. A premiação acontecerá em 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Confira aqui a lista completa dos semifinalistas.
Clique aqui para adquirir o livro escrito pelo desembargador Grandinetti, publicado pela Editora Tordesilhas/Alta Books.
Leia também: Juíza Flávia Viveiros de Castro incentiva doação de brinquedos para crianças com câncer
Presidente Eunice Haddad participa do evento ‘Mulheres na Justiça’, no CNJ
Com presença da AMAERJ, Encontro Nacional de Mediação reúne magistrados e especialistas no TJ-RJ