O desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), lançará o livro “Criminalização da loucura”, nesta quinta-feira (21), às 18h. O evento acontecerá no auditório da AMAERJ (Rua Dom Manuel, 29, 1º andar, Centro do Rio).
Publicada pela editora Lumen Juris, a obra aborda articulações críticas entre saber e poder, punição e sistema econômico e controle e exclusão.
São destacados e estudados no livro os locais e o modo de internação prisional do portador de transtorno mental acusado de cometer delito, a forma de atuação e o comportamento de alguns dos seus atores, o percurso histórico das teorias criminológicas ligadas ao tema, além do movimento antimanicomial e a consequente reforma psiquiátrica, com breves comentários sobre a neurociência.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cezar Costa é mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Filosofia pela UFRJ. Atuou como defensor público. Na Magistratura fluminense, foi juiz no interior do Estado e na capital, em especial na Vara de Execuções Penais.
É desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e professor de Direito Penal da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Foi conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e tem publicado livro em coautoria, capítulos de livro e diversos artigos jurídicos.
Leia também: Presidente da AMAERJ conversa com estudantes de Direito no Juristur
Magistrados do Rio estarão no Encontro de Mediadores em Petrópolis
Desembargador Geraldo Prado fará palestra em congresso de Direito em Moçambique