A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) sediou, nesta sexta-feira (15), o lançamento do livro “Defesa Penal Cooperativa”. O desembargador Cláudio dell’Orto, diretor-geral da Escola, fez a abertura do evento junto aos advogados André Mirza, autor da obra, e Diogo Malan.
Ao iniciar o debate sobre o assunto abordado no livro, o desembargador Cláudio dell’Orto ressaltou a importância de falar em “cooperação” no âmbito do Poder Judiciário. “A cooperação é um dever de todos os operadores do Direito, é um tema relevante a ser debatido em prol daquilo que todos nós desejamos: a realização da justiça, a efetividade do sistema judicial”, disse o magistrado.
O advogado André Mirza explicou que seu interesse pelo tema surgiu com uma indagação prática, quando ainda atuava no ambiente corporativo, e continuou se aprofundando à medida que pesquisava mais sobre o assunto – que foi, inclusive, tema de sua tese de doutorado. “É uma grande alegria lançar esta obra”, enfatizou.
Com elogios à publicação, o advogado Diogo Malan destacou o ineditismo e a atualidade do tema. Ele frisou que o livro “tem profundidade científica e, ao mesmo tempo, dialoga diretamente com questões práticas que surgem no dia a dia da percepção penal”.
Ao agradecer a presença de todos e o apoio da EMERJ, o autor se colocou à disposição para dar seguimento ao debate e disponibilizou um exemplar do livro à biblioteca da Escola.
Leia também: Magistrados do Rio são empossados membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros
Juíza Eunice Haddad participa de reunião com o relator da Reforma Administrativa
Presidente da AMAERJ e juízes da 3ª Regional se reúnem em Nova Iguaçu