Destaques da Home | 24 de janeiro de 2022 18:36

Leila Santos Lopes toma posse como desembargadora do TJ do Rio

Desembargadora Leila Lopes entre os juízes Felipe Gonçalves e Eunice Haddad | Foto: Matheus Salomão

Em cerimônia na tarde desta segunda-feira (24), a magistrada Leila Santos Lopes foi empossada desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em breve cerimônia realizada no Órgão Especial, estiveram presentes o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, a presidente eleita da entidade, Eunice Haddad, magistrados do TJ-RJ, amigos e parentes da nova desembargadora.

“Depois de 28 anos e três meses como juíza de Direito, tomo posse como desembargadora deste Tribunal de Justiça, Casa que tenho muito orgulho de pertencer. Estou ciente da missão que tenho pela frente e me manterei na obrigação de exercer a função jurisdicional do modo que continuamente fiz, com seriedade, lisura, dedicação e responsabilidade”, destacou Leila em discurso.

“Vivemos tempos desafiadores na sociedade, que parece em estado de permanente ebulição, nos impondo mudanças repentinas, velocidade de informações, respostas ligeiras. A atual pandemia da Covid-19 alterou nossas rotinas, nos obrigando a conviver com distanciamento social com trabalho remoto. No entanto, a solidariedade e a fraternidade se esperam mais do que nunca. Não se pode ficar insensível às mazelas humanas e aceitar que sejam naturalizadas. Por isso confio em uma Justiça eficiente e ágil a cumprir sua finalidade de pacificação social”, afirmou, antes de agradecer aos que a acompanharam em sua carreira.

Leila Lopes é empossada no 2º grau | Foto: Matheus Salomão

O presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira, destacou as qualidades da nova desembargadora. “O Tribunal está em festa […] porque recebemos no 2º grau um exemplo de magistrada. Uma juíza que sempre se pautou pela serenidade, competência, exímia qualidade de suas decisões técnicas que a acompanharam desde os idos de 1993, quando iniciou sua jornada na Comarca de Porciúncula”, disse.

Colegas do 17º Concurso participaram na cerimônia. Seus padrinhos foram os desembargadores Nádia Maria de Souza Freijanes e Cezar Augusto Rodrigues Costa.

Ao fazer o discurso de boas-vindas, a desembargadora Maria Helena Pinto Machado destacou que a colega “tem perfil pessoal e profissional que vem a acrescer a todo o Tribunal. Ela é um expoente de celeridade, de produtividade e de gentileza no trato, que certamente corrobora e contribui para que melhor seja prestada a jurisdição”.

A porta-voz dos desembargadores também lembrou que Leila é vitoriosa na área dos esportes. Ao representar a AMAERJ na última edição dos Jogos Nacionais da Magistratura, em 2017, ganhou cinco medalhas de ouro em natação e uma de prata em corrida rústica.

Presidente do TJ-RJ com nova desembargadora e paraninfos | Foto: Matheus Salomão

Além das lideranças da AMAERJ e do presidente do TJ-RJ, compuseram a mesa de honra os desembargadores Elton Leme e João Ziraldo, respectivamente presidente e vice-presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).

Leila Santos Lopes preencheu a vaga oferecida em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador Plínio Pinto Coelho Filho, que completou 75 anos em 19 de dezembro. Ele atuou por 30 anos na Magistratura. Desembargador desde 2011, o magistrado atuou em varas cíveis do Rio e de Niterói e foi titular da 3ª Vara da Fazenda Pública. A nova desembargadora ocupará assento na 19ª Câmara Cível.

Desembargadora Maria Helena Machado discursa | Foto: Matheus Salomão
Autoridades presentes na cerimônia | Foto: Matheus Salomão
Nova desembargadora faz juramento | Foto: Matheus Salomão