Em pleno Carnaval carioca quem faz a festa na Lapa é o jazz. Começa o Lavradio Jazz Fest, com shows ao vivo de hot bands, trazendo o melhor do jazz e suas vertentes para o coração da cidade. Com dois palcos, um dentro do Santo Scenarium e outro do lado de fora da casa, na Rua do Lavradio, os shows rolam ao longo do festival em vários horários, fazendo a alegria de quem não vive só de samba.
Serão seis bandas, com mais de 25 horas de jazz&blues, inspirada no Mardi Gras, a festa carnavalesca de New Orleans, o que faz do festival ainda mais especial, promovendo um grande intercâmbio cultural por aqui em épocas momescas.
Qui (07) e Sex (08), no Santo Scenarium, às 20h: Mark Lambert & Quinteto Radio Swing
O quinteto promete agitar o público com seu dançante Junp Swing, uma fusão entre o rythm&blues e o jazz, imortalizado por Ray Charles.
Sáb (09), Dom (10), Seg (11) e Ter (12), na Rua do Lavradio, às 18h30: Orleans Original Jazz Band
Formada em 2010, a OO Jazz Band traz direto do berço do jazz sua vertente mais divertida, o Dixieland. Promete fazer o povo afastar as cadeiras e quebrar tudo ao som do jazz.
Sáb (09), na Rua do Lavradio, às 12h30: All That Jazz Band
Uma grande viagem musical misturando marchinas típicas da Mardi Gras de New Orleans com ritmos regionais de Brasil, Portugal, Irlanda, Itália e Cuba, a banda reúne feras da música e promete não dever nada a qualquer bloco de Carnaval.
Dom (10), na Rua do Lavradio, às 12h30: Tom Ashe & The Maze All Stars
A hot jazz band e seu jazz anos 20 já são conhecidos de quem frequenta o The Maze, na Tavares Bastos, no Catete. O multiinstrumentista, arranjador britânico e morador de Santa Teresa Tom Ashe acabou montando a banda a pedido de Bob Nadkarni, dono do Maze. Obrigada Bob!
Seg (11), na Rua do Lavradio, às 12h30: Monte Alegre Hot Jazz Band
Muito blues e ragtime fazem parte do repertório desta banda que já virou figurinha fácil dos festival jazzísticos da cidade. A Monte Alegre, formada em 2009, coleciona apresentações mundo afora, sempre no formato acústico que faz do show pra lá de sonoro.
Ter (12), na Rua do Lavradio, às 12h30: Canastra
Com músicos de raízes roqueiras, o Canastra é um grande (e bom) liquidificador de ritmos. Uma pitada de rockabilly, com um punhado country music, um quê de dixieland e um tantinho de swing jazz e daí sai uma mistureba jazzística que não deixa ninguém parado. Fora o bom humor da banda, estampado inclusive no figurino, que é um barato.
Fonte: Time Out