O juiz Roberto Ayoub, titular da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e professor da FGV Direito Rio lançou, em 28 de agosto, na Amaerj o livro “A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas”. A obra produzida em parceria com o professor Cássio Cavalli, que leciona na mesma instituição, foi publicada pela Editora Forense. O presidente da Amaerj, Cláudio dell´Orto, prestigiou o evento que lotou o auditório da Associação e contou com a participação de mais de 250 pessoas, incluindo autoridades do Judiciário fluminense, estudantes e familiares.
Magistrados prestigiaram o evento de lançamento / Foto: Renato Velasco
A obra trata da Lei 11.101/2005, a nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, que completa oito anos de vigência esse ano. Sobre a escolha do local para a realização do lançamento, Ayoub disse que a Associação representa a casa do Judiciário e, portanto, tem grande representatividade para o seu tempo de carreira na magistratura. “Sou magistrado há praticamente 20 anos e respeito muito essa instituição. A Associação representa a casa do Judiciário e era o local mais oportuno para fazer esse lançamento”, declarou o magistrado. Durante o evento foram vendidos cerca de 190 exemplares do livro.
Mais de 200 pessoas estiveram presentes no auditório da Amaerj/ Foto: Renato Velasco
De acordo com o professor Cassio Cavalli, coautor da obra, o tema do livro tem grande abrangência e relevância para a magistratura. “O livro é um testemunho sobre a importância do labor jurisprudencial na construção de novos institutos, ou seja, os institutos jurídicos, que são o resultado do trabalho da jurisprudência dos magistrados. A ideia do livro é muito mais do que simplesmente refletir a opinião de autores, é demonstrar ou descrever a realidade jurisprudencial e provocar no leitor as suas reflexões sobre como se deve dar seguimento às discussões para a recuperação de empresas no país”, explicou Cavalli.
Juiz Robeto Ayoub e professor Cássio Cavalli realizaram noite de autógrafos / Foto : Renato Velasco
Divido em nove capítulos, o livro tem prefácio assinado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, e apresentação assinada pelo advogado Paulo Penalva Santos. Para elaborar a obra, os autores realizaram uma extensa pesquisa que envolveu a coleta de milhares de decisões judiciais de 19 Tribunais de Justiça do país.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj