Notícias | 15 de dezembro de 2014 13:49

Justiça Itinerante do TJ do Rio realiza mais de dois mil atendimentos na Maré

Conversão da união estável em casamento, reconhecimento de paternidade, registro tardio e retificações de registro foram alguns dos serviços  prestados pela Justiça Itinerante aos moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, na quarta-feira, dia 10 de dezembro. Esta foi a terceira vez que o ônibus esteve na comunidade. 

As três visitas do ônibus à Maré resultou no atendimento de 2.450 moradores e em todos os eventos a equipe de aproximadamente 50 pessoas, entre elas, juízes, promotores de justiça, defensores, serventuários e estagiários se dirigiram para a região sob a segurança da Força de Pacificação do Exército Brasileiro, comandada pelo general Ricardo Rodrigues Canhaci.             

upload_00006239

Na sala de audiência, no interior do ônibus, casal entre o juiz André Souza Brito e o promotor de Justiça André Nogueira Buorona, após a conversão da união estável em casamento

Na abertura das atividades, ele agradeceu a presença de todos e ressaltou mais uma vez a importância  do trabalho da Justiça Itinerante na região. A juíza Claudia Motta, representando a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora do programa, agradeceu todo o apoio do Exército brasileiro sem o qual não seria possível a realização dos três  eventos na comunidade.

A magistrada também explicou aos moradores as principais ações que podem ser feitas no ônibus da Justiça Itinerante, tais como, guarda de crianças e adolescentes, pensão alimentícia, interdição, divórcio, reconhecimento de paternidade, segunda via de registro de nascimento, óbito e direito do consumidor.

No evento, trabalharam os juízes Anna Christina da Silveira Fernandes, Simone Lopes da Costa, Renata de Lima Machado, André Souza  Brito e Cláudia Maria de Oliveira Motta. Pelo  Ministério Público,  atuaram os promotores Alexey Kolouboff e André Nogueira Buorona e, pela  Defensoria Pública, os defensores Flávio Eduardo Lethier Rangel e  Juliana Ianakiewa de C. Naliatu.

A última edição de 2014 da Justiça Itinerante na Maré contou ainda com uma apresentação teatral feita por moradores que aguardavam para serem atendidos.  

Veja o relatório de atendimentos da terceira visita do ônibus da Justiça Itinerante ao Complexo da Maré:

Triagem e primeiras informações: 816

Registro tardio e retificações de registro: 6 retificações de registro de nascimento e 1 registro tardio

Casamentos: 28

Divórcio: 3

Reconhecimento de paternidade:  3

Guardas: 4

Ações de alimentos: 4

Adoções: 6

Interdição: 1

Atendimentos pela Defensoria Pública: 258

Audiências: 40

Orientações Jurídicas: 51

Petições iniciais: 9

Ofícios: 158       

Total: 816

Fonte e foto: TJ-RJ