Notícias | 07 de julho de 2016 19:37

Justiça interdita abrigo e manda transferir crianças na Baixada, RJ

*G1

MP constatou que menores sofriam maus-tratos físicos e psicológicos.
Segundo MP, gestores desviavam comida do abrigo para fins eleitorais.

O Tribunal de Justiça do Rio decretou, a pedido do Ministério Público (MP), a interdição do Abrigo Solidariedade, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e a transferência de 11 crianças e adolescentes para outras instituições dentro do município.

De acordo com uma nota do MP, as crianças e adolescentes estavam sendo vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos e o abrigo estava sendo gerido por “laranjas”, que usavam o local para fins eleitorais, através do desvio de alimentos e bens da instituição para a população local, e o local era usado para reuniões de pré-campanha.

Além disso, foi constatado que o abrigo teve uma forte queda na qualidade do serviço prestado pela entidade e o descumprimento das recomendações e orientações feitas anteriormente pela Promotoria.

Também foi constatado que a entidade parou de fazer a manutenção de suas instalações físicas, tornando o espaço inadequado, insalubre e sem segurança, além de não ter recomposto o seu quadro de profissionais e reimplantado um projeto pedagógico.

As crianças e adolescentes já foram transferidas para as instituições de acolhimento Casa Lar Viva Rio Roxo e Casa da Esperança em Belford Roxo.

A ação civil pública foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belford Roxo, após fiscalizações ordinárias e extraordinárias realizadas, tanto pelo órgão ministerial quanto pelo Conselho Tutelar.

Fonte: G1