Judiciário na Mídia Hoje | 21 de setembro de 2022 15:09

Justiça Eleitoral alerta a população para as falsas informações sobre cancelamento de títulos

*G1

Nessa reta final para as eleições, é importante ficar atento às informações falsas que circulam em redes sociais. Mensagens que dizem que a Justiça Eleitoral está cancelando títulos e pedem para que o eleitor clique em links são um golpe para confundir as pessoas.

Para conferir a veracidade das informações sobre as eleições, basta acessar a página Fato ou Boato. Lá estão diversos esclarecimentos sobre as eleições feitos pela Justiça Eleitoral.

É falsa, por exemplo, a informação de que a Justiça Eleitoral esteja cancelando título de eleitor de quem tem mais de 70 anos. A desinformação propagada nas redes sociais vai contra as decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O voto para eleitores com mais de 70 anos é facultativo.

Na verdade, o TSE prorrogou a suspensão por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral, para os eleitores que deixaram de votar e nas eleições de 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagam a respectiva multa.

Com essa decisão, os eleitores que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente nas eleições deste ano.

Também é falsa a informação de que os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em virtude da pandemia de Covid-19 tiveram o título cancelado.