Judiciário na Mídia Hoje | 19 de maio de 2020 18:04

Justiça do Rio autoriza recuperação judicial da Universidade Candido Mendes

*O Globo

Universidade Candido Mendes, no Centro do Rio | Foto: Reprodução

A juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial do Rio, autorizou, no domingo (17), os pedidos feitos pela Associação Sociedade Brasileira de Instrução (ASBI) e o Instituto Cândido Mendes (ICAM) de recuperação judicial. A primeira é mantenedora da Universidade Candido Mendes (UCAM), enquanto a segunda foi constituída para “auxiliar organizações públicas, empresariais e do terceiro setor desenvolvendo projetos nas áreas de economia e finanças, gestão e administração e políticas públicas”. As ações foram protocoladas este ano. A UCAM é assessorada pelo PCPC Advogados e pela Deloitte.

A magistrada considerou que, após as apresentações dos problemas financeiros das instituições, que a “possibilidade de aplicação do instituto da recuperação judicial à UCAM, único meio aparente de oportunizar o seu soerguimento financeiro e estrutural, com vistas a resguardar a sua atividade produtiva e, consequentemente, preservar a sua relevância econômica e social”.

Deferiu, também, a “suspensão de todas as ações ou execuções contra os requerentes”. Determinou, por fim, a apresentação em 60 dias do plano de recuperação, sob pena de convolação em falência.

Leia também: TJ-RJ alcança mais um recorde de decisões durante a pandemia
Centro de Mediação realiza debate virtual sobre CPC e arbitragem
Presidente do Conselho da AMAERJ abre webinar nesta quarta (20)