Judiciário na Mídia Hoje | 05 de agosto de 2022 15:39

Justiça do Rio aceita pedido de recuperação judicial da Usina Canabrava

*ConJur

Fórum de Campos dos Goytacazes | Foto: Bruna Carvalho/Inter TV

O juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo, da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, deferiu o pedido de recuperação judicial do Grupo Nova Canabrava, do qual faz parte a usina de etanol Canabrava.

O julgador determinou que fossem suspensas todas as ações e execuções contra as empresas Portopar Bioenergia, Álcool Química Canabrava, Canabrava Agrícola e Canabrava Energética, que compõem o grupo.

Além disso, o magistrado nomeou um administrador judicial para o caso e determinou que as requerentes passem a usar em seus documentos a expressão “em recuperação judicial”. As companhias também deverão apresentar contas demonstrativas mensais enquanto durar a recuperação judicial, sob pena de destituição de seus administradores.

O grupo alega que gera empregos, qualifica mão de obra e fomenta pequenos e médios produtores, mas que o setor sucroalcooeiro enfrenta uma grave crise.

Segundo as empresas, um conjunto de fatores, como o aumento dos custos de produção devido à mecanização da colheita e a seca de 2014, levou à queda de receita e ao aumento dos custos de produção.

Leia também: TJ-RJ terá novo desembargador na próxima segunda-feira (8)
Tribunal de Justiça do Rio oferece 70 vagas para Grupo de Sentença
Esaj e Ouvidorias capacitam servidores sobre combate à violência doméstica