Notícias | 02 de maio de 2013 17:45

Juristur Universitário recebe estudantes da faculdade Gama e Souza

O projeto Juristur/Conhecendo o Judiciário recebeu, nos dias 29 e 30 de abril, a visita de 29 alunos da faculdade Gama e Souza, do campus Olaria. Os estudantes conheceram a estrutura da Justiça fluminense e puderam tirar dúvidas a cerca do funcionamento do Tribunal.

 JURISTUR -SITE1

                                                                           
Universitários conheceram o antigo Palácio da Justiça e as dependências da Corte fluminense

No primeiro dia (29), a turma foi recebida pelo coordenador do programa, juiz Joel Pereira dos Santos, na sede da Amaerj. Ele contou um pouco da experiência na carreira da magistratura e falou sobre a organização e a divisão dos órgãos judiciários no estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro foram sorteados dois livros jurídicos aos participantes.

Em seguida, os estudantes conheceram o antigo Palácio da Justiça, conduzidos pela educadora Teresinha Souza, do Museu da Justiça. O grupo também visitou o Órgão Especial, e recebeu os cumprimentos do desembargador Nagib Slaib Filho, durante o término da sessão da Corte. Na ocasião, o magistrado presenteou um estudante com um exemplar da obra “Direito Fundamental à Tutela Cautelar”, de sua autoria, que foi lançado no mesmo dia no Tribunal do Júri do antigo Palácio da Justiça.

No segundo dia (30), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do TJ-RJ, com visita ao Plenário e à biblioteca da Corte, guiados pela advogada Francisca Lima, secretária do projeto. Os universitários também visitaram a 16ª Câmara Cível e foram recebidos pelo presidente da Câmara, desembargador Mauro Dickstein, que deu as boas vindas aos alunos, ressaltando a  importância da visita para a formação profissional de cada um, e falou sobre a possibilidade dos jovens ingressarem na magistratura. Ao final, os alunos conheceram a 6ª Câmara Criminal.

Ao término da visita, toda a turma levou exemplares da revista Fórum, publicação trimestral da Amaerj, e do audiobook “Shalom Salam”, obra musical do desembargador Wagner Cinelli, que conta com um CD e um livro. Todos os participantes recebem um certificado de 10 horas de estágio pela OAB-RJ.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj