A Amaerj, em parceria com o TJ-RJ e a Secretaria Municipal de Educação, tem a honra de convidar todos os associados para participar, nesta quarta-feira (30), do lançamento da coletânea “Juventude e Judiciário Juntos, Rumo a Um Futuro Justo”. O evento acontecerá, às 15h, na Escola Rachel de Queiroz. A obra reúne redações de estudantes do sétimo ao nono ano da rede municipal, que participaram do Juristur no período de 2010 a 2012. Os textos exprimem as diferentes percepções dos alunos sobre a experiência vivida durante as visitas às dependências da Justiça fluminense.
O programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário” tem como objetivo de forma lúdica e divertida contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, assim como criar canais de comunicação com as escolas e a sociedade em geral, aproximando-os do Poder Judiciário. A iniciativa é pioneira no Brasil e atende a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda a implantação de “pelo menos um programa (por Estado) de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.
O Juristur é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME) e a Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro são parceiras do projeto. A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Fetranspor é responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como ir ao tribunal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj