Juristur | 02 de janeiro de 2019 03:27

Juristur – Conhecendo o Judiciário

APRESENTAÇÃO

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, instituiu em 1996 o programa Conhecendo o Judiciário, o Juristur. A iniciativa da criação partiu do Departamento Cultural da Associação, presidida à época pelo desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Ao longo do período, a AMAERJ redimensionou o Juristur, que passou a receber grupos da sociedade, como forma de aproximar os cidadãos do Judiciário.

Em 2010, o juiz Joel Pereira dos Santos, a convite da presidência, assumiu a coordenação do programa, firmando parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, para a visita de estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas municipais. Acordo com a Fetranspor e a Rio Ônibus permitiu o transporte dos alunos da rede municipal de educação.

Instituições educacionais do Estado e particulares, assim como grupos organizados, participam do programa, com agendamento prévio.

 

OBJETIVO

Trazer ao Fórum estudantes de Direito para conhecer o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário, contribuindo com sua formação acadêmica.

Criar canais de comunicação com a sociedade, aproximando-a do Judiciário.

 

ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO

O programa é coordenado por um magistrado experiente, encarregado de ministrar palestras aos participantes sobre noções de organização judiciária nos planos federal e estadual. O coordenador tem a tarefa de informar sobre cidadania e Justiça, com ênfase aos direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal.

O Juristur conta com uma secretária, encarregada da parte administrativa e do contato com as instituições de ensino e grupos organizados para agendamento, visitas e elaboração dos certificados.
Participam do programa estagiários do curso de Direito da UNISUAM, universidade conveniada. Os estagiários, que recebem bolsas de estudos da instituição de ensino, auxiliam o coordenador e a secretária nas atividades do Juristur.

Ao chegar, os visitantes são recepcionados pela secretária, sob a orientação do coordenador. A seguir, ouvem palestra e percorrem dependências do Fórum, assistindo audiências no Tribunal do Júri e sessões no Órgão Especial.

As visitas, sempre às segundas-feiras, se estendem ao antigo Palácio da Justiça, sob a condução de um museólogo, e ao Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça. Há, também, uma simulação de julgamento em Tribunal do Júri, envolvendo os próprios visitantes.

A presença é documentada, com identificação do participante, o que dá direito a certificado expedido pela AMAERJ.

COORDENAÇÃO
Juiz Joel Pereira dos Santos

SECRETÁRIA
Priscilla Mantuano