Notícias | 13 de junho de 2014 13:52

Juristas tentam consenso em Código Civil

Juristas que participaram da elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil (CPC) vão se reunir com integrantes de comissão da Câmara dos Deputados para tentar chegar a um texto de consenso. O anteprojeto deu origem a uma proposta que foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2010 e modificada pela Câmara dos Deputados em março de 2014. Como houve mudanças, a proposta voltou para o Senado. O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que vai apresentar seu parecer em 9 de julho e espera que ele seja votado pelo Senado em 16 de julho.

– Agora vamos nos reunir com os integrantes da Câmara dos Deputados que fizeram sugestões valiosas para que possamos condensar num texto único – disse o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, que presidiu a comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto.

O cronograma foi acertado durante reunião realizada, em 11 de junho, pela comissão do Senado que analisa o texto. Além de Fux, também estiveram presentes outros juristas, como Bruno Dantas, consultor legislativo que teve seu nome aprovado para integrar o Tribunal de Contas da União (TCU).

– O objetivo essencial do código é reduzir a duração dos processos – explicou Fux, acrescentando: – Estamos sugerindo que haja uma simplificação dos procedimentos, uma redução do número excessivo de recursos, e um instrumento capaz de atender esse contencioso de massa quando muitas ações levam ao Judiciário o mesmo questionamento.

Também participou da reunião o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que relatou o texto na Câmara. Ele defendeu as alterações feitas pelos deputados. Poucos senadores compareceram. Entre eles Vital, o presidente da comissão, José Pimentel (PT-CE), e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Fonte: O Globo