Brasil | 09 de novembro de 2021 12:18

Jurista Nilo Batista será homenageado em debate promovido pela EMERJ

“A invisibilidade das pessoas excluídas: a realidade que poucos desejam enxergar” será discutida na próxima reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos e do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (Nupegre) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O jurista Nilo Batista, ex-governador do Estado do Rio, será homenageado.

O evento acontecerá no dia 17 (quarta-feira da próxima semana), às 16h, com transmissão pelas plataformas Zoom e Youtube. A abertura caberá ao presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa.

Leia também: TV Globo, Folha e UOL repercutem o 10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
10º AMAERJ Patrícia Acioli pede basta à violência doméstica
Em noite de emoção, juíza Viviane Vieira do Amaral é homenageada com Troféu Hors Concours

Doutor em Direito Penal pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG/UERJ), Nilo Batista é advogado e professor de Direito Penal na Universidade Cândido Mendes (Ucam), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Autor de artigos científicos e livros, entre suas produções, destacam-se “Machado de Assis, criminalista”, “Apontamentos para uma história da legislação penal brasileira” e “Homicidio simple y homicidio calificado”

A Medalha Montezuma do Instituto dos Advogados Brasileiros, o título de doutor honoris causa da Universidad Nacional de General San Martín (Argentina), a Medalha Chico Mendes de Resistência do Grupo Tortura Nunca Mais, o Colar do Mérito do Ministério Público e a Medalha EMERJ são alguns dos prêmios recebidos por Nilo Batista. 

Os palestrantes serão a coordenadora do Nupegre, juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero; a procuradora Patrícia Glioche; e os professores Christiano Fragoso e Salo de Carvalho.

A inscrição é gratuita. Para se inscrever, acesse o site da EMERJ.