A abertura da 30ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” no Fórum de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, contou com evento organizado, segunda-feira (18), pelos juízes Renata Medina, do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Especial Criminal da Comarca, e Akira Sasaki, da 4ª Vara Cível.
Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana tem como objetivo acelerar julgamentos e ampliar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
O evento em São João de Meriti contou com café da manhã que reuniu todos os órgãos que integram a rede de apoio ao enfrentamento da violência doméstica: Ministério Público, Defensoria Pública, Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), Patrulha Maria da Penha, entre outros.
O Programa Justiça pela Paz em Casa é coordenado pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. A iniciativa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
Leia também: AMAERJ inicia nova edição da campanha ‘Doe um look’; participe até o dia 29
Programa Juristur apresenta o Judiciário para alunos do ensino médio
Magistrados participarão de debate sobre Judiciário e imprensa na quinta-feira