Notícias | 13 de dezembro de 2018 16:08

Em palestra de juiz, crianças e adolescentes ganham kits de Natal

O trabalho em defesa das crianças e dos adolescentes e a importância de estimular o apadrinhamento e as adoções necessárias foram ressaltados na palestra do juiz Sérgio Ribeiro (diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ), nesta quinta-feira (13), no Fórum de Duque de Caxias (Baixada Fluminense). No encontro, crianças e adolescentes que moram em instituições de acolhimento do município ganharam kits de presentes de Natal.

O evento foi promovido pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias, com a coordenação da juíza Juliana Kalichsztein e da comissária de Justiça do TJ-RJ Andréa Bacos. Também compuseram a mesa da palestra as promotoras Ana Carolina Moraes Coelho e Luciana Barbosa Delgado e a defensora pública Luciana Mello de Figueiredo Rocha.

Leia também: TRE-RJ abre edital de rodízio de juízes
Câmara elege Maria Tereza Uille para o CNJ
CNJ cria Fórum Nacional de Corregedores-Gerais de Justiça

Receberam os presentes crianças e adolescentes acolhidos nos abrigos Renascer, Betel, Reviver, Arco-íris, Casa de Passagem, Amar e Casa Comunitária. Os bebês do Lar Jesus é Amor receberão os kits na segunda-feira (17).

Estiveram presentes na palestra juízes, membros do Ministério Público e da Defensoria, servidores do TJ-RJ, grupos de adoção, habilitados da comarca, conselheiros tutelares, dirigentes de abrigos, equipes técnicas dos abrigos, da Vara da Infância, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Apadrinhar

O projeto “Apadrinhar – Amar e Agir para Realizar Sonhos”, do TJ-RJ, propicia a crianças e adolescentes, com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparos educacional e profissional disponibilizado por pessoas da sociedade civil que possuam disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha. Idealizado por Sérgio Ribeiro, o projeto venceu o Prêmio Innovare 2015.

Adoções necessárias

Lançado pela AMAERJ, “O Ideal é Real – Adoções Necessárias”, da AMAERJ visa mudar o perfil das adoções realizadas no país. O projeto tem como objetivo estimular as adoções de crianças que não fazem parte do grupo preferencial: bebês brancos, saudáveis e sem irmãos.