Brasil | 06 de dezembro de 2024 16:33

Juízes do Rio de Janeiro participam do 16º Fonavid em Salvador

Magistrados do Rio durante o encontro na Bahia

A 16ª edição do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid) reuniu magistrados de todo o país de segunda (2) a sexta-feira (6), em Salvador, na Bahia. Participaram do encontro os juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Andrew Maciel, Camila Guerin, Elen Barbosa, Katerine Jatahy, Luciana Fiala e Tula Mello.

As magistradas Elen Barbosa e Camila Guerin são diretoras da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica. “O encontro do Fórum foi uma troca incrível de conhecimento entre juízas, juízes, equipes técnicas de todas as regiões do Brasil em conjunto com a sociedade civil”, afirmou a juíza Elen Barbosa.

Ao fim do evento, os juízes Francisco Tojal (TJ-PE) e Camila Guerin foram eleitos presidente e vice da próxima gestão do Fonavid.

Com o tema “Acesso à justiça para mulheres em situação de violência: desafios à luz dos direitos humanos das mulheres”, o evento anual abordou assuntos importantes para o Judiciário nacional, e reuniu cerca de 300 participantes, entre juízes e equipes multidisciplinares, com atuação em varas especializadas ou com competência para processar e julgar crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Criado em 2009, o Fonavid tem como objetivo manter um espaço permanente de discussões sobre o tema no qual os participantes compartilham experiências, definem a uniformização dos procedimentos, decisões dos Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sob a perspectiva da efetividade jurídica, além do aperfeiçoamento de magistrados e equipes multidisciplinares.

Leia também: Presidente da AMAERJ prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridades
Pleno votará listas do Ministério Público e da OAB no dia 16
Tribunal de Justiça terá 18 novos desembargadores na segunda-feira