As pautas e prerrogativas da magistratura nacional e do Rio de Janeiro foram discutidas, nesta quarta-feira (9), durante a posse da 6ª Seção Regional da AMAERJ (Volta Redonda). O evento reuniu em Penedo (distrito de Itatiaia) a presidente da Associação, Renata Gil, e cerca de 20 juízes do Sul Fluminense. Titular da 4ª Vara Cível de Barra Mansa, o juiz Antonio Augusto Balieiro assumiu a presidência da Regional.
“Representar qualquer grupo de juízes já é uma responsabilidade e uma honra muito grande. Representar vocês, que são meus amigos e que conheço o caráter e a força do trabalho, certamente é uma responsabilidade ainda maior. Sempre estive à disposição de todos os colegas e tenham certeza de que em qualquer necessidade estarei próximo para ajudar”, disse Balieiro em seu discurso.
Leia também: AMB obtém vitória no CNJ por participação de juízes em cursos
Ministros, magistrados e professores lançam livro sobre Direito Civil
Juízas tratam da segurança nos fóruns da Baixada Fluminense
O novo presidente destacou o trabalho da Nova AMAERJ como inspiração para assumir o cargo na Regional.
“Se não fosse o entusiasmo e a perseverança da Renata Gil, dificilmente eu teria sido contagiado por esse espírito associativo. O que a diretoria fez e impediu que se fizesse nos últimos três anos em Brasília e no Rio é digno dos maiores elogios possíveis. Talvez tenha sido o momento mais difícil que a magistratura enfrentou nos últimos anos. Tivemos muita sorte de ter uma pessoa como a Renata nos representando”, afirmou.
Antonio Augusto Balieiro sucede ao juiz Marvin Ramos Moreira no biênio 2018-2019. A presidente Renata Gil agradeceu a atuação de Marvin e deu as boas-vindas a Balieiro.
“Agradeço profundamente ao Marvin pelo trabalho que desempenhou na Regional e que vai continuar colaborando porque é representante do associativismo. Marvin sempre se dedicou muito, parabenizo por todo esse empenho com os colegas. O Balieiro é um juiz muito preparado, uma força jovem para construirmos novos caminhos. Ele integra um grupo ótimo de colegas que está junto pensando a magistratura do futuro”, destacou a presidente.
Também vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil falou sobre o trabalho das associações em Brasília. Ela ressaltou que, apesar dos desafios, é uma advogada de defesa dos magistrados e atua sempre pela valorização da carreira.
“O trabalho é intenso, o momento é difícil politicamente. Em razão da Lava-Jato, há uma tentativa de calar o Judiciário e o Ministério Público, mas não vamos envergar. Agradeço demais o apoio de vocês, isso dá muita força para prosseguir. Tenho certeza de que sairemos vitoriosos de todo esse processo. Na AMAERJ e na AMB, há pessoas comprometidas com a causa da magistratura, que querem uma carreira melhor.”
Durante a confraternização, os juízes também apresentaram sugestões, como a criação de convênios para a magistratura da região. “É muito importante principalmente para os juízes novos, que chegam sem conhecer a cidade e precisam de ajuda. Convênios com hotéis, por exemplo, seriam fundamentais para auxiliar o magistrado”, disse o juiz Alexandre Pontual.
Também integram a nova diretoria os juízes Raquel de Andrade Teixeira Cardoso (diretora executiva), Gabriel Stagi Hossmann (diretor secretário), Marcelo Dias da Silva e Marvin Ramos Moreira (suplentes). A Regional abrange as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia e Valença.