A AMAERJ vai realizar uma ação de conscientização ambiental e coleta de lixo com canoas havaianas na praia de São Francisco, em Niterói, em julho. Magistrados, promotores e procuradores do Rio de Janeiro participarão do evento voluntário, inspirado no “Projeto Limpeza na Praia”, do Instituto Ecológico Aqualung.
Criado em 2004, o “Limpeza na Praia” é um programa de educação ambiental que busca diminuir as crescentes montanhas de resíduos produzidas pela sociedade moderna de consumo. Alunos da rede estadual de ensino também integrarão o evento. Palestras sobre o meio ambiente ressaltarão a necessidade de preservar a Baía de Guanabara.
O planejamento da ação foi definido nesta segunda-feira (9), em reunião entre as juízas Renata Gil (presidente da AMAERJ), Simone Ferraz (36ª Vara Criminal do TJ-RJ e remadora), o promotor de Justiça Luciano Mattos (presidente da Amperj), o atleta de canoa havaiana Dave Macknight (vice-campeão mundial, atleta da equipe SAMU e sócio do Guarderya Paddle Service Niterói), e Warlei Faria e Luca Padovano (coordenadores do Instituto Ecológico Aqualung).
O Aqualung foi criado em 1994 para atuar nas áreas de preservação e educação ambiental. O Instituto promove quatro grandes eventos por ano de limpeza nas praias, rios e lagoas, que criam a oportunidade de participação voluntária, individual e anônima.