Magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) estão no Encontro Nacional da Infância e Juventude, que acontece desta segunda-feira (30) até quarta-feira (1º), em Recife (PE). Participam do encontro os juízes Daniel Konder e Vanessa Cavalieri (diretores da AMAERJ de Direitos Humanos e Proteção Integral), Cláudia Motta, Lysia Mesquita, Monica Labuto e Sergio Ribeiro.
O evento acontece na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Serão realizados o 23º Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (Colinj), o 20º Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup) e o 32º Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv).
Ao discursar, o juiz Daniel Konder, que também é presidente do Fonajup, destacou que “a riqueza deste evento pode ser medida nos temas que serão levantados para debate, reafirmando valores imprescindíveis numa sociedade democrática, plural e diversa.”
“O Fórum Nacional de Justiça Protetiva é um espaço permanente de diálogo na construção de Políticas Judiciárias para promoção e consubstanciação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes”, afirmou o magistrado.
O Encontro é realizado pela Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), com apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Serão debatidos temas como direitos da infância e juventude, ato infracional, medidas socioeducativas, rede de atendimento municipal, acolhimento institucional e primeira infância.
“É necessário que criemos mecanismos eficientes para a construção biopolítica destas crianças, livre de todo e qualquer tipo de preconceitos”, frisou o presidente do Fonajup. “Estamos orgulhosos do que já construímos, e estamos muito esperançosos do trabalho que iremos construir aqui em Recife”, complementou.
Leia também: Juiz André Vaz se classifica no Festival de Música da Rádio Nacional
TJ-RJ abrirá inscrições para preencher 18 vagas na Justiça Itinerante
Conselho Deliberativo e Fiscal aprova as contas da AMAERJ do 3º trimestre