Sorteados pela AMAERJ, os juízes Alexandre Abrahão Dias Teixeira, Aylton Cardoso Vasconcellos, Caroline Rossy Brandão Fonseca, Juarez Costa de Andrade e Leonardo Cardoso e Silva participaram do curso “Combate ao Crime Organizado – Novos paradigmas na era da hiperconectividade”, na última semana, em Roma (Itália).
Os magistrados foram sorteados pela Associação e ganharam bolsas de estudo, oferecidas pela organização do curso. A formação teve 25 horas-aula e visitas institucionais, entre elas para a Corte de Cassação da Itália.
Promovido pela Accademia Juris Roma, o curso contou com aulas ministradas por magistrados, procuradores da República e da Suprema Corte de Cassação e professores de universidades da Itália e do Reino Unido.
Foram tratados temas como a experiência italiana no combate ao crime organizado; cybercrime e organizações criminosas; evolução histórica do crime organizado; combate à corrupção na experiência italiana; tutela das vítimas; mulheres e máfia; medidas de urgência na investigação patrimonial do crime organizado; internacionalização das máfias; e persecução criminal das fake news, liberdade de expressão e democracia.
As despesas de viagem e hospedagem foram pagas pelos próprios magistrados.
Leia também: Dirigentes da Regional da AMAERJ em Niterói tomarão posse nesta quinta-feira
Confraternização na Sede Campestre reúne 80 magistrados e familiares em feriado com roda de choro
STJ elege ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão para presidente e vice; ministro Mauro Campbell é indicado para Corregedoria