A gestão de processos, de pessoas, de estratégias e a tecnologia da informação serão temas tratados no curso “Gestão Judiciária”, novo módulo que o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) oferece aos juízes.
Para o coordenador do curso, juiz Gilberto Abdelhay Junior, a proposta é que as aulas sejam uma ferramenta útil ao juiz no planejamento e execução do seu papel como gestor. “É lógico que a função principal do juiz sempre será julgar, mas se o magistrado tiver a capacidade de organização, o tempo do processo irá fluir mais rapidamente”, disse.
Leia também: ‘Sem justiça não há cidadania’, diz corregedor em aula magna
Jornada na USP discute Advocacia Criminal em tempos de Lava-Jato e punitivismo
Desembargador Gustavo Grandinetti lança livro no Jockey
Os 30 juízes inscritos no curso terão, neste mês, um total de 24 horas-aulas. Também serão abordados no curso questões como planejamento estratégico, compreensão de clima organizacional, tomadas de decisões gerenciais e contextualização dos indicadores de sistema.
As aulas serão expositivas dialogadas com análises de casos concretos, de acordo com a determinação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Fonte: EMERJ