Foi lançado na quarta-feira (26), na sede da AMB em Brasília, a Juspédia – enciclopédia jurídica virtual com cerca de 17 mil inserções. Iniciativa da Escola Nacional da Magistratura (ENM), teve todo o trabalho de sistematização do material, inédito no gênero no Brasil, realizado pelo diretor-presidente da escola, juiz Marcelo Piragibe. “Trata-se de inovador portal jurídico-interativo de pesquisa que estará disponível para os juízes de todos os países de língua portuguesa, contendo inicialmente cerca de 17 mil inserções de conceitos de palavras e expressões jurídicas, além da origem etimológica e remissão online ao texto legal do Brasil”. O desembargador Cláudio dell’Orto, vice-presidente da ENM, também foi enfático em relação à importância que a Juspédia terá para os profissionais da área do Direito.
“Temos agora importante ferramenta de comunicação entre nós, magistrados, e a sociedade em geral, que poderá ter acesso a informações importantes no campo jurídico”, afirmou o magistrado do TJ-RJ.
Trata-se de plataforma interativa que possibilitará acesso e eventuais acréscimos por parte do usuário. Constam dos verbetes modelos de despachos, sentenças, acórdãos, aulas, gráficos, palestras, áreas de debates e tudo mais que o mundo virtual proporciona. O convênio com a União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) viabilizou o projeto. A enciclopédia será disponibilizada aos juízes dos outros países de língua portuguesa, com a intenção de proporcionar a integração e a comparação dos sistemas.
Nuno Miguel Pereira Ribeiro Coelho, juiz desembargador, presidente do Conselho Executivo da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa, declarou: “É um instrumento fundamental para a compreensão dos judiciários desses vários países que compreendem a UIJLP. Será também importante para afirmar nas várias plataformas virtuais os judiciários destes países de língua portuguesa”.
A Juspédia, por ser altamente especializada, quer assegurar a alta credibilidade do conteúdo que publica. Por esse motivo, o acesso e manejo será livre apenas em área restrita e somente para os associados da Associação do Magistrados Brasileiros (AMB) e aos da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP). Em breve, a enciclopédia estará aberta para consulta pública no Brasil e nos demais países da língua portuguesa.
O site Juspedia pode ser acessado no www.enm.org.br/juspedia.
Fonte: AMB