Mais de 20 juízes completaram, nesta segunda-feira (21), o “2º Curso de Tiro e Táticas Defensivas para Magistrados”, organizado pela AMAERJ e promovido pela Core (Coordenadoria de Recursos Especiais). Juízes e policiais receberam certificados e placas de agradecimento na Cidade da Polícia, no Jacaré.
O juiz Richard Fairclough (diretor de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Magistrados da AMAERJ) parabenizou os instrutores e destacou a importância do curso. “A ideia inicial era aproximar o Judiciário e a Polícia, e trazer alguma noção de defesa para o magistrado saber analisar e agir em uma situação de perigo. As duas edições cumpriram bem o objetivo. Todos puderam conhecer e aperfeiçoar o conhecimento de tiro. Isso melhora não só a nossa segurança, mas também nossa atuação como magistrado em entender melhor as situações concretas que julgamos.”
No curso, os magistrados receberam treinamento específico, em três aulas, para saberem reagir a situações de risco, como instruções de tiro, busca em ambiente confinado e contra emboscada.
O delegado de Polícia Rodrigo Oliveira ressaltou que o intercâmbio entre juízes e policiais é fundamental. “Os senhores puderam entender um pouco como nos preparamos para enfrentar essa realidade do Rio de Janeiro. Operamos diuturnamente em diversas operações. Treinamos o máximo possível para minimizar a chance de erro. Vence essa guerra não quem acerta mais, mas quem erra menos”, disse.
Representando Carlos Augusto Leba (chefe da Polícia Civil), o subchefe operacional Fernando Albuquerque agradeceu a presença dos magistrados. “É um prazer para a Core contar com o prestígio dos senhores. Nosso treinamento é sempre pautado na segurança e, neste caso, traz também uma visualização prática do que eventualmente pode ser utilizado na condução de um processo, elucidando o que está descrito no papel.”
Uma nova turma já foi formada com os magistrados que estão na lista de espera. A data da 3ª edição será informada em breve.