A Corregedoria Geral da Justiça do Rio de Janeiro e o Fonamec (Fórum Nacional da Mediação e Conciliação) promovem, na terça-feira (9), reunião com os juízes cíveis da capital e de regionais. O encontro será às 10h, no auditório Desembargador José Navega Cretton (Av. Erasmo Braga nº 115, 7º andar, Lâmina 1).
O encontro discutirá a mediação e a conciliação, com a presença do corregedor-geral da Justiça, Cláudio de Mello Tavares, o presidente do Fonamec (Fórum Nacional da Mediação e Conciliação) Cesar Cury, juízes auxiliares da Corregedoria, e a juíza Sylvia Area Leão, coordenadora cível do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos).
“Queremos aproximar o Nupemec dos juízes cíveis e sensibilizá-los com relação à mediação. Vamos também tirar possíveis dúvidas e falar sobre as agendas concentradas. A Corregedoria está nesse movimento de redução do acervo cartorário, o que mostra que a administração abraçou a proposta da mediação. Houve uma mudança legislativa com o novo Código de Processo Civil e a Lei da Mediação e temos que estar preparados”, disse Sylvia Leão.
O encontro será o primeiro de uma série que abrangerá todas as comarcas do Estado. A juíza destaca que, por vezes, um mesmo conflito pode gerar até dez processos. Para ela, a mediação de conflitos pode provocar menos ajuizamentos de ações e consequente redução no número de processos.