Para conhecerem mais os problemas ambientais do Brasil e do Estado do Rio, os integrantes de uma delegação do Fórum de Juízes Ambientalistas da União Europeia (Eufje) visitaram esta semana o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
No Tribunal, foram recebidos nesta quinta-feira (9) pelo presidente, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Participaram da reunião sir Keith Lindblom, presidente sênior dos Tribunais da Inglaterra e País de Gales e vice-presidente do Eufje; a juíza Justice Lieven, do Tribunal Superior da Inglaterra e País de Gales; o juiz Faustino Gudin, do Tribunal Penal de Segóvia e professor da Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha; e Grace Karrass, assessora de Estratégia Internacional do Gabinete Judicial da Inglaterra e País de Gales.
No encontro discutiu-se o tema “Questões Ambientais Nacionais e Internacionais – Conhecendo o Ambiente Socioecológico do Estado do Rio de Janeiro”. Estiveram presentes o juiz federal Marcos Lívio Gomes; os juízes Bruno Bodart e Marcelo Martins Evaristo da Silva, auxiliares da presidência do TJ-RJ; e o secretário-geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque.
Os visitantes europeus participaram esta semana na EMERJ de debate sobre as questões ambientais, coordenado pelo diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. Foram apresentadas as questões ambientais do Brasil e da Europa e a efetividade das leis do Estado do Rio voltadas à proteção do meio ambiente.
Leia também: Juíza Eunice Haddad reúne-se na Assembleia com o novo presidente
Seminário do STJ debaterá julgamentos com perspectiva de gênero
Desembargadora Eunice Caldas é reconduzida à presidência da Abaterj