Encontro nacional promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados reuniu profissionais do Direito e parlamentares de todo o país nesta terça-feira (22). A presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Eunice Haddad, esteve no evento em Brasília, que contou com palestra da juíza Renata Gil, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e ex-presidente da AMAERJ e da AMB.
Idealizadora da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e diretora do Instituto Nós por Elas, a juíza Renata Gil destacou a importância da união de esforços em prol de políticas públicas para as mulheres.
“Cumprimento todas as mulheres aqui presentes na pessoa da minha amiga Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, companheira de lutas e que tem reforçado esse nosso trabalho de trazer um conforto para as mulheres que sofrem violência e de preconceito, que não conseguem ocupar os espaços. Temos que ajudar outras mulheres e devemos ocupar o lugar que quisermos ocupar. Essa é a grande união de esforços que estamos conquistando. A campanha Sinal Vermelho só aconteceu pela força interinstitucional”, disse Renata Gil.
Criada em 2009 e integrante da Secretaria da Mulher da Câmara, a Procuradoria da Mulher é um órgão institucional que trabalha na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação das leis como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher.
Também estiveram no encontro a ministra Edilene Lobo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e advogada Daiane Nogueira de Lira, indicada para compor o CNJ. O evento foi conduzido pela procuradora da Mulher na Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), e contou com a presença de dirigentes da AMB e da 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Tia Ju (Republicanos-RJ).
Leia também: Presidente da AMAERJ e dirigentes da AMB acompanham sessão do CNJ
Ministro Luís Roberto Barroso fará palestra na EMERJ nesta sexta-feira
Novas desembargadoras Ana Cristina Dib e Christina Rucker tomam posse