As juízas Renata de Lima Machado e Vanessa Cavalieri, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participaram do 1º Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira (28), em Brasília.
O evento possibilitou a troca de experiências entre integrantes de tribunais e conselhos sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação.
No encontro, a magistrada Renata de Lima Machado (diretora da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica) representou o Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogen), do TJ-RJ, e a juíza Vanessa Cavalieri (diretora da AMAERJ de Direitos Humanos e Proteção Integral) foi a representante do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Somente em 2021, mais de 50 mil casos de assédio moral e mais de 3.000 de assédio sexual foram ajuizados na Justiça do Trabalho por servidores, trabalhadores terceirizados ou estagiários. Os dados foram apresentados durante o encontro, que reuniu cerca de 200 magistrados e servidores presencialmente e por videoconferência.
Leia também: AMAERJ parabeniza magistrados pelos 17 anos do 40º Concurso
Rio sediará encontro internacional de juízes sobre propriedade intelectual
Desembargador Luiz Ayoub lança obra sobre recuperação de empresas