AMAERJ | 08 de março de 2016 19:24

Juíza Rosana França é a primeira mulher na presidência da AMAERJ Niterói

Cópia de IMG_5965

A juíza Rosana Albuquerque França foi empossada, nesta segunda-feira (7), como a primeira mulher na presidência da 1ª Regional da AMAERJ, em Niterói. Em um auditório lotado, a cerimônia de posse contou com a presença de diversos juízes, desembargadores, membros do Ministério Público e advogados. A magistrada afirmou que vai trabalhar em conjunto com a presidente Renata Gil pela união da classe.

“A associação de classe assume essencial importância não apenas na defesa das garantias, direitos e prerrogativas, mas sobretudo no necessário papel de contribuir para a união dos associados. Este biênio terá como marco a busca de unidade e igualdade entre os colegas e um dos propósitos desta gestão é fazer com que os associados caminhem de mãos dadas na luta por seus direitos. Diante disso, como presidente desta Regional, serei o braço da Renata aqui, com a função de proporcionar a necessária aproximação entre os colegas, por meio de encontros, reuniões e confraternizações”, disse.

Em seu discurso, Rosana pediu união e sugestões dos magistrados e também destacou a felicidade em presidir a Regional. “O que mais me deixa honrada em ocupar esse cargo não é apenas o fato de ser a primeira mulher também aqui, e sim por ser uma juíza do interior à frente da mais importante seção regional da AMAERJ, reforçando a ideologia de igualdade entre todos os associados”, afirmou a juíza, da 3ª Vara Cível de Itaboraí.

Compuseram a mesa da solenidade os juízes Renata Gil, Fabiano Reis dos Santos e Rosana Albuquerque França, o desembargador Roberto Guimarães e o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS).

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, lembrou das lutas em defesa da classe e ressaltou a importância do trabalho da Regional. “Com a perspectiva de novo trabalho e de novidade, venho trazer a ratificação dos compromissos que a gente assume e a Rosana está completamente alinhada com a associação estadual. O momento é bastante difícil, com todas as dificuldades que temos vivido no Parlamento e a necessidade de reafirmação da independência do Poder Judiciário. A nova AMAERJ tem trabalhado firmemente para demonstrar que o Judiciário do Rio e brasileiro é independente e vai enfrentar todos esses desafios. A Rosana vai trabalhar intensamente conosco nessa linha, dando continuidade do meu querido amigo Fabiano, que também marcou a gestão em Niterói pela conversa, pela amizade. A magistratura de Niterói me orgulha muito, é uma magistratura forte, unida e eu tenho muito orgulho de pertencer à essa casa”.

Cópia de IMG_5946

O ex-presidente da Regional, juiz Fabiano Reis dos Santos, destacou a importância do movimento associativo e enalteceu o início da gestão da AMAERJ. “Cumprimento a juíza Renata Gil, que há 20 dias tomou posse como primeira mulher a presidir a Associação e já promoveu uma verdadeira revolução na nossa associação, uma atuação que já se fez sentir, ocupando um lugar de destaque, colocando a AMAERJ no cenário associativo que ela merece ocupar. Promover o associativismo é a nossa principal função, é chegar mais perto do colega, que está no gabinete, no seu juízo, nos seus processos, e trazer para a associação para as discussões, os debates, as confraternizações, que é uma forma do colega ingressar no movimento associativo, onde conseguimos ter uma voz ativa”, disse o magistrado, que também desejou sucesso à juíza Rosana.

Também tomaram posse os integrantes da nova diretoria, os juízes Antonio Augusto Toledo Gaspar (diretor-executivo), Daniela Ferro Affonso Rodrigues Alves (diretora-secretária), Rodrigo José Meano Brito e Criscia Curty de Freitas Lopes (suplentes).

Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), o desembargador Roberto Guimarães fez questão de prestigiar a cerimônia de posse. “É um prazer imenso estar aqui na Regional de Niterói porque foi onde eu me criei como magistrado. É uma honra especial em que, na véspera do Dia Internacional da Mulher, a juíza Rosana é a primeira a ocupar este cargo tão importante. Isto é extremamente significativo não só pela data, mas também porque nós verificamos que cada vez mais a mulher ocupa o seu espaço na nossa sociedade, em todas as funções.”

A 1ª Regional da AMAERJ engloba as comarcas de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Itaboraí e Silva Jardim.

Cópia de IMG_5971