Notícias | 06 de novembro de 2018 10:25

Juíza de Itaboraí promove encontro com menores em liberdade assistida

Menores e familiares assistem palestra em Itaboraí | Foto: Reprodução/ Rosana Albuquerque

Ajudar a superar problemas e seguir em frente pelo melhor caminho: este o incentivo dado no 2º Café com Medida, encontro que aconteceu na quinta-feira (1º), em Itaboraí (Região Metropolitana), com menores em liberdade assistida e seus parentes. A reunião foi promovida pela juíza Rosana Albuquerque França (1ª Vara de Família, Infância e Juventude de Itaboraí) e pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município.

A magistrada chegou à vara em março deste ano e logo percebeu a necessidade de mudanças nos contatos com  representantes do CREAS. “Eles relataram haver dificuldade no engajamento dos familiares e dos adolescentes quanto à frequência escolar”, disse.

O Café com Medida foi criado pelo Creas – dotada de uma equipe multidisciplinar para cuidar e assistir menores infratores – para aproximar o público-alvo da mensagem final: de superação do passado e foco na criação de um futuro diferente. A primeira edição aconteceu há três meses, mas a adesão não foi boa.

Leia também: Conheça os finalistas do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Ministro Reynaldo Soares participa de cinco livros sobre Direito e fraternidade
AMAERJ-Niterói ajuda pacientes com câncer e crianças carentes

Desta vez, a situação mudou. A parceria com a 1ª Vara de Família de Itaboraí abriu as portas para o encontro no Tribunal do Júri do fórum local. Vinte e dois menores e 20 responsáveis foram recebidos com café da manhã e ouviram a palestra da magistrada.

“Foi um encontro informal. Na palestra, destaquei a importância de cumprirem a medida e de entenderem que as pessoas cometem deslizes, mas podem se reerguer, estudar e ter novos objetivos de vida. Que pais e mães têm o dever de orientar, e os filhos, de os ouvir e obedecer”, afirmou Rosana.

A juíza declarou que no encontro reviu alguns menores e conheceu outros, que já estavam cumprindo a medida, mas ainda não tiveram audiência de reavaliação. “As equipes que trabalham com os menores estavam satisfeitas com o resultado. Nosso planejamento é tornar o projeto trimestral ou semestral”, disse.

Equipes do CREAS e do Fórum de Itaboraí | Foto: Reprodução/ Rosana Albuquerque

Juíza Rosana Albuquerque França