A juíza Rosana Navega, titular do 1º Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Niterói, está realizando uma campanha para a doação de livros jurídicos destinados à nova Biblioteca Juíza Patrícia Acioli, que funcionará nas dependências do Juizado. Destinada especialmente aos conciliadores do JECRIM, a biblioteca terá por maior finalidade a criação de um espaço destinado à preparação para concursos públicos, já que os profissionais são, em maioria, estudantes de Direito. “Estudei com Patrícia e com a desembargadora Regina Passos, do TJ-RJ, e tínhamos dificuldade financeira, mas cheias de garra, ideologias e motivação. Esta atmosfera foi vital para que prosseguisse com meus estudos. Passamos para dois concursos públicos, fomos defensoras públicas do Rio e juízas. Portanto, quero que neste espaço, com o nome de uma magistrada tão especial, as pessoas que lá venham a estudar, também tenham a mesma motivação para o ‘bom combate’, que é passar em um concurso público”, afirma a magistrada.
À direita, juíza Rosana Navega, com a responsável pelo expediente Sônia Dutra, nas futuras instalações da biblioteca
Rosana Navega lembra que a atividade da conciliação não é remunerada, o que acarreta a desmotivação em todos os Juizados do país, Cíveis ou Criminais, exceto alguns estados, onde os conciliadores são remunerados, como no Acre. Desta forma, a magistrada está criando a Biblioteca, como uma alternativa para remunerar com cultura e motivar os conciliadores, para que não ocorra uma evasão.
As doações dos livros podem ser feitas no 1º Jecrim de Niterói, localizado na Avenida Amaral Peixoto, s/nº, Centro, Niterói. Também podem ser entregues na sede da Amaerj, na Rua Dom Manuel, 29, 1° andar, no prédio do antigo Palácio da Justiça, no Centro do Rio, e na 1ª Regional da Amaerj, em Niterói, na Praça da República, s/nº, sala 111.
Durante o recesso forense, entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro de 2015, as pessoas interessadas em doar podem ligar para o conciliador Fernando, no telefone 99646-8595.
Mais informações pelo telefone do 1º Jecrim de Niterói: 2716-4500.
Fonte: Amaerj