Brasil | 06 de dezembro de 2022 17:05

Juíza Katerine Jatahy é eleita presidente do Fonavid

Magistrados reunidos no 14º Fonavid

Magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há 15 anos, a juíza Katerine Jatahy foi eleita presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid). A eleição aconteceu no último sábado (3) durante o 14º encontro do Fórum Nacional, realizado em Belém (PA).

A diretora da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, juíza Juliana Cardoso, exaltou a escolha de Katerine Jatahy para o comando do Fonavid.

“A notícia da presidência do Fonavid pela colega Katerine foi recebida com muita alegria, diante de sua vasta experiência na área e também de sua extrema sensibilidade. A Magistratura fluminense se sente honrada com a presidência por tão nobre colega.”

Katerine Jatahy integra a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem). A juíza Camila Guerin, também do TJ-RJ, será a diretora executiva da Região Sudeste no Fórum Nacional.

Magistrados de todo o país estiveram no 14º Fonavid, ocorrido da última terça-feira (29) a sábado (3). Além de Katerine Jatahy e Camila Guerin, participaram do encontro as juízas do TJ-RJ Elen Barbosa, Adriana Ramos de Mello, Luciana Fiala e Renata Medina. O tema do encontro foi “Sistema de proteção às pessoas de gênero feminino: transversalidades e interseccionalidades”.

Criado em 2009, o Fonavid tem como objetivo manter um espaço permanente de discussões sobre o tema no qual os participantes compartilham experiências, definem a uniformização dos procedimentos, decisões dos Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sob a perspectiva da efetividade jurídica, além do aperfeiçoamento de magistrados e equipes multidisciplinares.

A próxima edição do Fórum Nacional acontecerá no Rio Grande do Sul.

Juízas Luciana Fiala, Renata Medina, Adriana Ramos de Mello, Katerine Jatahy, Elen Barbosa e Camila Guerin

Leia também: Presidente eleito da AMB diz ao ConJur que os salários estão defasados
Desembargador escreve sobre homens que defendem a igualdade de gênero
Juiz Alexandre Chini fará palestra na OAB-RJ nesta quarta-feira (7)