Brasil | 07 de novembro de 2025 15:18

Juíza Juliana Kalichsztein participa do Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais

Ministro Mauro Campbell e juíza Juliana Kalichsztein

Sediado em Manaus, o 13º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) reúne, até este sábado (8), magistrados de todo o país para celebrar e refletir o papel das ouvidorias no acesso à Justiça. A ouvidora-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), juíza Juliana Kalichsztein, participa do evento, que teve início na quarta-feira (5). No primeiro dia de encontro, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, destacou a importância das ouvidorias do Poder Judiciário na sociedade.

“As ouvidorias constituem uma nova forma de presença do Judiciário na vida das pessoas. Elas traduzem, em linguagem simples e acessível, a complexa estrutura de um Poder que, muitas vezes, é percebido como distante ou inacessível. As ouvidorias, são, portanto, o contato mais direto da Justiça com a população”, afirmou o ministro.

“Quando um cidadão, de qualquer parte do país, aciona uma ouvidoria judicial, ele não está apenas exercendo um direito; ele está depositando sua confiança no Poder Judiciário. E essa confiança é o alicerce sobre o qual se ergue a legitimidade de qualquer instituição pública”, disse.

Desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, ministro Lourival Carvalho Silva, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, juíza Juliana Kalichsztein, juíza Lídia Carvalho de Abreu, desembargador Altair Lemos, juíza Gisele Falcone Medina e juíza eleitoral Anagali Marcon Bertazzo

O evento conta com palestras de magistrados e apresentação dos ouvidores, além de eleição para diretoria executiva do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.

O COJUD visa incentivar a integração entre as Ouvidorias Judiciais e fomentar a uniformidade de procedimentos e entendimentos para uma gestão mais eficiente, colaborativa, transparente, ética e responsável.

Magistrados Abraham Peixoto Campos Filho, ouvidor do TJ-AM, Altair Lemos, presidente do COJUD, Juliana Kalichsztein, Lídia Carvalho de Abreu, Presidente do COJE, Rosi Maria Gomes de Farias, ouvidora do TJ-PA, Rodrigo Roberto Curvo, ouvidor do TJ-MT, e Bruno Marques, juiz auxiliar da ouvidoria de MT
Juíza Juliana Kalichsztein com desembargadores Abraham Peixoto Campos Filho e Altair Lemos, e juíza Lídia Carvalho de Abreu

Fotos: TJ-AM

Leia também: Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes em 24 de novembro
STJ publica novo edital para preencher 100 vagas de juízes temporários na 1ª Seção
AMAERJ reúne magistrados em Campos e homenageia juiz Elias Pedro Sader Neto