A juíza aposentada Flávia Viveiros de Castro participou, nesta quarta-feira (1º), de audiência pública promovida pelo Grupo de Trabalho sobre Proteção de Crianças e Adolescentes em Ambiente Digital, da Câmara dos Deputados. A reunião abordou o tema “Impacto das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes”.
A magistrada, que também é professora na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e em instituições de ensino superior, enfatizou a importância de atuar preventivamente nos espaços escolares. “A educação é a chave”, disse, por videoconferência.
Em sua fala, a juíza propôs estimular campanhas de conscientização sobre a importância do consentimento digital. Ela destacou que as ações educativas devem ter linguagem acessível ao público-alvo, que são as crianças e os adolescentes, e incentivar a inclusão, o respeito e a empatia.
A audiência também contou com a participação de especialistas em tecnologia e representantes das plataformas digitais Youtube, Meta e TikTok.
Leia também: Atendimento à mulher vítima de violência é tema de capacitação da Ouvidoria do TJ-RJ e da COEM
Presidente Eunice Haddad participa de reunião com o ministro Edson Fachin
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem 30 novos juízes